Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugueses na Venezuela temem que ocorram mais apagões

Vários comerciantes portugueses na Venezuela manifestaram hoje apreensão pelos problemas de abastecimento de energia no país, temendo que os apagões venham a ocorrer com cada vez mais frequência e agravem a "delicada" situação económica do país.

Portugueses na Venezuela temem que ocorram mais apagões
Notícias ao Minuto

22:28 - 27/03/19 por Lusa

Mundo Comerciantes

"O que acontece é grave, os apagões ocorrem com cada vez maior frequência e durante mais horas. Quando a energia regressa fica a oscilar e isso é mau para todos os equipamentos. É difícil adivinhar o que vai acontecer, mas tememos que a situação se agrave", disse à Lusa um comerciante.

Segundo Agostinho Marques, comerciante na área de restauração, os apagões que "nas últimas semanas atingiram dimensões históricas" no país não afetam apenas os frigoríficos e as caixas registadoras, mas também o equipamento de ar condicionado, as comunicações e até os terminais de pagamento, obrigando os estabelecimentos a encerrar temporariamente as portas.

"Todos os dias começamos às 05h30 horas a cozinhar as 'empanadas' e a preparar as 'arepas', para meia hora mais tarde abrir as portas. Hoje, quando íamos começar a cozinhar, ficámos sem luz. Tínhamos gás, mas tivemos de fechar as portas porque não havia como cobrar, porque as pessoas não têm 'efetivo' [dinheiro] para pagar", explicou.

Já Marcos Vasconcelos manifestou preocupação com a possibilidade de ter de encerrar definitivamente as portas, porque tem de pagar a empregados, arrendamento e "as coisas estão a estragar-se".

"Desde há anos que se fala de que haveria um apagão geral, mas este mês já vieram dois [07 de março e 25 de março]. O primeiro foi o mais grave, mais de cem horas contínuas sem luz. As perdas são grandes e temos de responder pelos compromissos e pelo pessoal que tem família para manter", notou.

Este comerciante chamou ainda a atenção para a situação dos transportes, um problema que diz ser "também grave", porque "há trabalhadores que não chegam ao trabalho, porque não há autocarros, e têm dificuldades para regressar às suas casas".

Vários comerciantes adiantaram que "muita gente" da comunidade portuguesa tem carro e isso facilita as deslocações, "mas a maioria da população não tem e ir trabalhar ou regressar é difícil, e até mais caro, porque durante os apagões os motoristas aproveitam para cobrar mais".

Na Venezuela, a maioria dos autocarros é propriedade dos motoristas.

Cansada e "muito incomodada", Gladys Gavíria, uma empregada de escritório de uma empresa internacional, referiu que devido ao apagão de segunda-feira, o Metro não funcionava e não passavam autocarros.

"Tive de caminhar desde Los Ruices até La Florida [ambas localidades a leste de Caracas, a uma distância de 7,3 quilómetros] a pé, até casa de uma amiga, onde dormi. Não pude regressar a casa, em Cátia, porque não podia caminhar mais", lamentou.

No passado dia 07 de março uma falha na barragem de El Guri (a principal do país) deixou a Venezuela às escuras durante uma semana.

Um novo apagão começou pelas 11:00 locais (15:00 em Lisboa) de segunda-feira em várias zonas do sudoeste da Caracas, estendeu-se a outras zonas, sendo que duas horas mais tarde a cidade ficou toda às escuras, constatou a agência Lusa.

Em comunicado, o Governo venezuelano explicou que na segunda-feira o Sistema Elétrico Venezuelano foi alvo de dois ataques terroristas, um deles um incêndio na barragem de El Guri, a principal do país.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes e prolongadas as falhas no fornecimento de eletricidade, chegando a afetar a totalidade do território.

O Governo atribui as falhas a atos de sabotagem de opositores apoiados pelo Estados Unidos, enquanto que a oposição acusa o regime de não fazer os investimentos necessários no setor e tem denunciado, desde há vários anos, falhas na manutenção e ausência de peças de reparação.

Desde 2005 que engenheiros elétricos alertam que o país poderia registar um apagão geral devido às condições precárias do sistema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório