O principal suspeito do tiroteio desta manhã num elétrico em Utrecht, Gökmen Tanis, já foi detido, avança a Câmara de Utrecht através do seu Twitter. De acordo com o jornal AD, o atirador terá sido detido numa casa na zona de Oudenoord, perto da sede da polícia de Utrecht. Não são conhecidas mais informações sobre a captura de Tanis.
Numa conferência de imprensa, onde estiveram o presidente da Câmara de Utrecht, Jan van Zanen, e o responsável da polícia da Holanda Central, Rob van Bree, foi ainda revelado que foi detido um segundo suspeito durante uma das operações policiais efetuadas ao longo do dia.
A identidade deste segundo suspeito não foi revelada e as autoridades ainda estão a investigar o seu envolvimento no tiroteio desta manhã.
Belangrijkste nieuws:- Hoofdverdachte is aangehouden- Hulp nodig? Bel slachtofferhulp 0900 - 0101- Hebt u verdere aanwijzingen of informatie, bel @PolitieUtrecht https://t.co/zYmsVN0FgV
— Gemeente Utrecht (@GemeenteUtrecht) March 18, 2019
As autoridades não esclareceram também, para já, quais as motivações do tiroteio. Não descartaram ainda a possibilidade de um ataque terrorista mas van Zanen admitiu que o crime terá sido cometido por motivos familiares ou passionais.
Depois de ter sido anunciada a detenção de Gökmen Tanis, as autoridades holandesas informaram que o nível de ameaça terrorista baixou para o nível 4.
[Notícia atualizada às 18h02]