Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Macron convoca autoridades de segurança após distúrbios em Paris

O Presidente francês, Emmanuel Macron, convocou hoje as principais autoridades de segurança, após a polícia não ter conseguido conter os distúrbios ocorridos durante os protestos do movimento "coletes amarelos" em Paris, no fim de semana.

Macron convoca autoridades de segurança após distúrbios em Paris
Notícias ao Minuto

14:37 - 18/03/19 por Lusa

Mundo Presidente França

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, prometeu anunciar hoje novas medidas para evitar a repetição da violência registada no sábado e que causou significativos danos nos Campos Elísios, em Paris.

Um dos agentes de segurança que se reuniu hoje com Macron e o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez, reconheceu que a resposta da polícia francesa aos distúrbios de sábado foi "um fracasso".

Em declarações à rádio RTL, Laurent Nuñez disse que a polícia estava preparada para um aumento da violência, contudo os manifestantes foram excecionalmente radicalizados.

O secretário de Estado do Interior explicou que as autoridades estavam "menos reativas" do que em manifestações anteriores e também mais cautelosas sobre o uso de balas de borracha devido aos numerosos ferimentos nos últimos protestos.

No mês passado, o parlamento francês aprovou um projeto-lei apoiado pelo Governo de Macron para impedir um aumento da violência nos protestos e para ajudar as autoridades a manter a ordem.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a lei ainda não entrou em vigor, uma vez que o Conselho Constitucional tem de avaliá-la primeiro.

Mais de 100 pessoas foram detidas no sábado devido aos violentos distúrbios ocorridos durante os protestos dos "coletes amarelos" na capital francesa, indicou a polícia de Paris.

No 18.º fim de semana consecutivo de manifestações contra o Presidente Emmanuel Macron, várias lojas foram pilhadas e incendiadas no centro de Paris e os manifestantes confrontaram a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e canhões de água.

A violência registada desde há quatro meses em França nos protestos dos "coletes amarelos", que causou significativos danos este sábado nos Campos Elísios, em Paris, forçou o Governo francês a rever a estratégia de segurança, criticada pela oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório