Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Espanha investiga envolvimento da CIA em roubo na embaixada norte-coreana

O assalto aconteceu dias antes da segunda cimeira entre Trump e Kim Jong-un. CIA já negou estar envolvida.

Espanha investiga envolvimento da CIA em roubo na embaixada norte-coreana
Notícias ao Minuto

23:28 - 13/03/19 por Fábio Nunes

Mundo Crime

Os serviços secretos espanhóis estão a investigar uma possível ligação da CIA ao assalto à embaixada da Coreia do Norte em Madrid no mês passado, adianta o El País. A secreta espanhola, o CNI, acredita que dois dos dez intrusos, que fizeram reféns os funcionários da embaixada e que fugiram com computadores, têm ligações à CIA.

As imagens das câmaras de videovigilância já foram analisadas, o staff da embaixada já foi interrogado e os carros utilizados na fuga também já foram examinados. O El País refere que as autoridades espanholas já abordaram com a CIA a possível ligação de dois dos assaltantes, tendo a agência secreta norte-americana negado o seu envolvimento no assalto “mas não de uma forma muito convincente”.

O roubo na embaixada da Coreia do Norte aconteceu no dia 22 de fevereiro, cinco dias antes da segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Foi o El Confidencial que avançou com a notícia do assalto à embaixada norte-coreana em Espanha e os detalhes então eram escassos. O jornal revelava que os funcionários tinham sido amarrados e ameaçados por um grupo de homens, e que os intrusos só fugiram da embaixada depois de uma das funcionárias ter conseguido libertar-se e alertar as autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório