Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Colômbia aprova realização de referendo sobre acordos

O Senado colombiano aprovou, esta quarta-feira, uma proposta de lei para referendar um eventual acordo de paz entre o Governo e as FARC no mesmo dia das eleições legislativas ou presidenciais.

Colômbia aprova realização de referendo sobre acordos
Notícias ao Minuto

10:01 - 24/10/13 por Lusa

Mundo FARC

Depois de horas de discussão, 59 deputados votaram a favor da iniciativa legislativa governamental contra cinco que se manifestaram contra a proposta apresentada a 22 de agosto.

A proposta de lei prevê que os acordos finais do processo de paz com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) sejam submetidos a um referendo no dia das eleições legislativas (09 de março) ou das presidenciais (25 de maio), mecanismo que mereceu a oposição da guerrilha.

O diploma deverá sofrer alterações, já que os textos aprovados pelo Senado e pela Câmara dos Representantes são diferentes.

Após os devidos trâmites e uniformização, o diploma segue para o Tribunal Constitucional e, se obtiver 'luz verde', será enviado para ratificação pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

A principal guerrilha da Colômbia tornou público o desejo de que os termos dos eventuais acordos sejam levados a uma Assembleia Constituinte, por considerar o "melhor caminho", enquanto o Governo prefere um referendo.

O Governo colombiano e as FARC mantêm negociações, em Havana, desde novembro passado, com vista a encontrar um saída política para o conflito interno que afeta o país há mais de meio século.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório