Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Combate contra o Estado Islâmico está longe de estar terminado

O combate contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria "está longe de estar terminado", declarou hoje em Washington o general Joseph Votel, chefe das forças norte-americanas no Médio Oriente.

Combate contra o Estado Islâmico está longe de estar terminado
Notícias ao Minuto

16:55 - 07/03/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"As observações recentes dos nossos homens e mulheres no terreno mostram que a população do EI que abandona os últimos vestígios do 'califado' (em Baghouz, no leste sírio) permanece largamente impenitente, resoluta e radicalizada", adiantou o general Votel perante uma comissão do Congresso dos Estados Unidos.

O responsável considerou que o abandono pelos 'jihadistas' do seu último reduto não representa "a capitulação do EI enquanto organização", sendo "uma decisão calculada para preservar a segurança das suas famílias e conservar as suas capacidades aproveitando as oportunidades oferecidas pelos campos de deslocados ou escondendo-se em zonas remotas para esperar o momento certo para um ressurgimento".

"A redução do 'califado' em termos de território é um sucesso militar monumental, mas o combate contra o EI e o extremismo violento está longe de estar terminado e a nossa missão continua a ser a mesma", disse ainda o chefe do comando norte-americano para o Médio Oriente.

O extremismo é "o problema de toda uma geração" e a comunidade internacional "deverá decidir como gerir os milhares de combatentes e os membros das suas famílias atualmente detidos pelas FDS (Forças Democráticas Sírias)", a aliança árabe-curda na qual os ocidentais se apoiaram para lutar contra o EI, notou.

A guerra na Síria, desencadeada em 2011, já causou mais de 360.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório