Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Europa pede à Rússia para reforçar luta contra racismo e homofobia

O Conselho da Europa apelou à Rússia para reforçar a luta contra os discursos de ódio e aperfeiçoar a legislação contra as discriminações, num relatório publicado hoje pela Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância.

Europa pede à Rússia para reforçar luta contra racismo e homofobia
Notícias ao Minuto

18:35 - 05/03/19 por Lusa

Mundo Conselho

"A intolerância do debate público permanece incontestada e impune" na Rússia, lamenta a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI, na sigla em inglês), um organismo do Conselho da Europa.

A ECRI constata que "houve progressos alcançados (...) na luta contra os crimes motivados pelo ódio" e que "o número de homicídios racistas e as agressões de caráter neonazi diminuíram nos últimos anos".

A mesma entidade critica a impunidade de que gozam os líderes políticos e religiosos nos seus discursos de ódio racista e homofóbico, bem como o discurso de ódio no seio do futebol russo.

O relatório, que abrange o período entre 2013 e junho de 2018, destaca particularmente casos ocorridos em abril de 2017, em que "uma centena de homens considerados homossexuais foram presos, colocados em detenção e maltratados na Chechénia".

Denuncia também o "perfil racial, nem definido, nem proibido por lei" destinado "em particular aos migrantes oriundos da Ásia Central e do Cáucaso, bem como aos ciganos".

A ECRI aponta igualmente para o uso excessivo e abusivo da legislação contra o extremismo, o bloqueio de páginas na internet para "abafar a dissidência" ou a lei sobre os agentes estrangeiros.

De acordo com o relatório da ECRI, a legislação russa que proíbe a "propaganda homossexual entre as crianças" acaba por ter um efeito dissuasor entre os grupos que trabalham junto das pessoas LGBTI (Lésbicas, Gay, Bissexuais, Trans e Intersexo).

A comissão aproveita ainda para deixar duas recomendações prioritárias: a criação de um organismo independente "responsável por investigar todas as queixas contra a polícia" russa e a "abolição da proibição de informar sobre a homossexualidade aos menores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório