Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Presidente do Irão rejeita demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, confirmou hoje a rejeição da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, que tem uma política de distensão em relação ao Ocidente que é fortemente criticada pelos ultraconservadores.

Presidente do Irão rejeita demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros
Notícias ao Minuto

10:16 - 27/02/19 por Lusa

Mundo Javad Zarif

"Penso que a sua demissão vai contra o interesse do país e eu não a aprovo", escreveu Rohani numa carta para Zarif que foi publicada no site do Governo.

Rohani disse apreciar os "esforços contínuos" e "o compromisso" de Zarif como ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Considero que, como disse o líder (supremo, Ali Khamenei), vós sois 'digno de confiança, corajoso e piedoso', e estais na linha de frente da resistência contra a pressão total exercida pelos Estados Unidos" contra o Irão, acrescentou o Presidente iraniano na carta.

Zarif anunciou a sua demissão na segunda-feira à noite, através de sua conta no Instagram, sem fornecer qualquer explicação.

Na terça-feira, pediu que o seu Ministério recuperasse o seu "estatuto" na condução da política externa do Irão.

"Estou plenamente consciente das pressões exercidas sobre o aparelho diplomático do país, sobre o Governo e até mesmo sobre o Presidente eleito pelo povo", escreveu Rohani, que é uma figura moderada no sistema político do Irão, no documento.

"Além disso, como tem sido repetidamente ordenado, todos os órgãos - isto inclui o Governo e as agências estatais - devem agir em total coordenação com o [seu] ministério nas relações internacionais", acrescentou na carta.

A demissão do chefe da diplomacia iraniana não foi aceite pela Presidência do Irão logo na terça-feira, segundo um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Zarif é ministro dos Negócios Estrangeiros de Rohani desde a sua ascensão à Presidência em agosto de 2013.

O chefe da diplomacia iraniana foi o principal arquiteto iraniano do acordo nuclear internacional alcançado em Viena em julho de 2015, muito combatido pelos ultraconservadores iranianos.

De acordo com o site de notícias Entekhab, a sua decisão de apresentar a demissão está ligada à visita surpresa de segunda-feira a Teerão do presidente sírio Bashar al-Assad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório