Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Negociações entre Governo e rebeldes iemenitas estão a avançar

As negociações entre o Governo iemenita e os rebeldes xiitas houthis para concretizar a retirada dos combatentes da cidade de Al Hudeida estão a avançar e as duas partes vão continuar as negociações na quarta-feira.

Negociações entre Governo e rebeldes iemenitas estão a avançar
Notícias ao Minuto

20:33 - 05/02/19 por Lusa

Mundo Iémen

A informação foi avançada hoje pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU, que está a mediar as conversações que se desenvolvem a bordo de um navio da organização, explicou que as partes mantiveram "discussões vastas e intensas" na segunda e terça-feira e que o processo está a começar a mostrar resultados.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, adiantou que as duas partes estão mais perto de um acordo para viabilizar a retirada de tropas de Al Hudeida acordada em dezembro, na Suécia.

Naquelas negociações, o Governo e os rebeldes acordaram um cessar-fogo nesta zona, mas desde então acusam-se mutuamente de o violar.

Dujarric adiantou hoje que as partes estão a lidar com as complexidades de evitar choques entre forças que se encontram muito perto umas das outras e de realizar uma retirada gradual de armamento pesado e infantaria.

"As partes estão plenamente conscientes do foco internacional que incide sobre os seus esforços para concretizar o acordo sobre Al Hudeida e as suas implicações para o processo de paz no Iémen", acrescentou.

Segundo o porta-voz, as conversações vão continuar na quarta-feira sob a mediação do tenente-general Michael Lollesgaard, o novo chefe da equipa da ONU que supervisiona o cessar-fogo, que assumiu hoje as suas funções em substituição do general holandês Patrick Cammaert.

O conflito armado no Iémen começou em 2014, quando os rebeldes xiitas houthis ocuparam Sana e várias províncias do país, e generalizou-se a partir da intervenção militar da coligação sunita, liderada pela Arábia Saudita, em março de 2015.

Segundo a ONU, o país é palco da maior crise humana do mundo, com milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e dependentes da ajuda internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório