Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Túmulo com 50 múmias descoberto no Egito

A sepultura data de há mais de dois mil anos e foi descoberta no local arqueológico de Tuna el-Gebel.

Notícias ao Minuto

23:55 - 02/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tuna el-Gebel

Os arqueólogos egípcios encontraram um túmulo faraónico com 50 múmias, que datavam da era ptolemaica, há mais de dois mil anos, no sul do Cairo. A descoberta foi anunciada pelo ministério das antiguidades.

As múmias, doze das quais eram crianças, estavam dentro de uma câmara com quatro por nove metros de profundidade no local arqueológico de Tuna-el Gebel. As identidades das múmias ainda são desconhecidas, referiu o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, citado pelo Guardian.

"Ainda não encontrámos nomes escritos em hieróglifos", disse, acrescentando, no entanto, que era possível perceber pelos métodos usados de mumificação que alguns eram pessoas consideradas importantes ou de posições de prestígio. Algumas estavam enroladas em linho, enquanto outras estavam em caixões de pedra ou sarcófagos de madeira.

Os visitantes, incluindo embaixadores de vários países, reuniram-se no local de escavações onde as múmias foram expostas para o anúncio público.

Esta descoberta foi a primeira de 2019 e as escavações foram possíveis graças a uma missão conjunta dos arqueólogos e do Centro de Pesquisa para Estudos Arqueológicos da Universidade de Minya.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório