Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dois agentes da polícia francesa presos por violação de turista canadiana

Os homens foram condenados a sete anos de prisão.

Dois agentes da polícia francesa presos por violação de turista canadiana
Notícias ao Minuto

23:26 - 31/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Crime

Dois agentes da polícia foram considerados culpados de ter violado uma mulher de nacionalidade canadiana na sede da polícia em Paris em 2014. Ambos os homens foram condenados a sete anos de prisão por um tribunal francês, três anos depois de o caso ter sido dispensado noutro julgamento.

Emily Spanton, de 39 anos, abdicou do seu direito de anonimato para continuar com o caso em tribunal, conta a BBC. A mulher explicou no julgamento que tinha sido convidada para visitar a sede depois de conhecer um grupo de agentes num bar, mas quando chegou ao local acabou por ser violada em grupo.

Os dois homens, Nicolas Redouane e Antoine Quirin, antigos elementos da força de elite anti-gang francesa, sempre alegaram inocência, referindo sempre que o sexo tinha sido consentido.

No entanto, em tribunal, um dos guardas de serviço nessa noite revelou ter visto Emily em lágrimas a dizer que tinha sido violada por vários agentes e que tinha alertado os seus superiores.

O tribunal acabou por ser convencido pelos "testemunhos consistentes da vítima" e pelas provas científicas e técnicas de ADN e registos telefónicos. O caos recebeu grande atenção mediática no país, que tal como muitos outros tem debatido o assédio sexual e o movimento 'Me Too'.

Os dois homens têm ainda de pagar à vítima 20 mil euros por danos. Uma decisão de que ainda podem recorrer, no entanto. 

A sede da polícia onde o crime ocorreu é considerada lendária pelo papel que tem desempenhado na literatura e cinema francês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório