Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

"Chegámos a um acordo para pôr fim ao 'shutdown'", anuncia Trump

'Shutdown' chega ao fim, ainda que seja só temporariamente. Nas próximas três semanas, pelo menos, os serviços federais norte-americanos voltam à normalidade.

"Chegámos a um acordo para pôr fim ao 'shutdown'", anuncia Trump
Notícias ao Minuto

19:22 - 25/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estados Unidos

Após 35 dias, a paralisação parcial dos serviços federais norte-americanos - o chamado 'shutdown' - chega ao fim, pelo menos durante as próximas três semanas.

"Chegámos a um acordo para pôr fim ao 'shutdown'", anunciou Donald Trump em conferência de imprensa.

Pelo menos até dia 15 de fevereiro, os serviços federais nos EUA voltam à normalidade, o que quer dizer que os mais de 800 mil funcionários públicos afetados vão ter direito a receber ordenados em falta. Algo que, nas palavras do presidente norte-americano, "vai acontecer rapidamente, ou assim que possível. Vai ser depressa".

Este acordo é temporário, o que quer dizer que durante as próximas três semanas haverá negociações entre republicanos e democratas.

Recorde-se que Trump avançou para o 'shutdown' por querer que o Congresso desse 'luz verde' ao financiamento do muro que prometera em campanha construir - e que supostamente seria pago pelo México.

A segurança fronteiriça será o tema em discussão entre os congressistas. 

Trump adiantou que acredita que tanto democratas como republicanos irão pôr as questões partidárias de parte. "Eles disseram que são a favor da completa segurança fronteiriça e que reconheceram que barreiras, ou vedações ou muro, o que lhe quiserem chamar, são parte importante da solução", assegurou.

Trump realçou ainda que há já cerca de mil quilómetros de barreiras a separar EUA e México e que os EUA não estão a construir "muros medievais" mas sim "muros inteligentes". 

O 'shutdown' decorreu entre 22 de dezembro e o dia de hoje, 25 de janeiro. Vários serviços estiveram encerrados ou fortemente condicionados. Este foi o mais longo 'shutdown' dos Estados Unidos, batendo um recorde do tempo da presidência de Bill Clinton.

"[Notícia atualizada às 19h35]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório