Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Mais um revés no resgate de Julen. Erro de cálculo no diâmetro do túnel

Túnel vertical terá que ser alargado para se poder introduzir o revestimento de metal. Recorde-se que Julen, de dois anos de idade, caiu num poço próximo da sua casa em Totalán, Málaga, há nove dias.

Mais um revés no resgate de Julen. Erro de cálculo no diâmetro do túnel
Notícias ao Minuto

15:43 - 22/01/19 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Espanha

O resgate de Julen sofreu um novo revés. O túnel vertical aberto paralelamente ao poço por onde caiu a criança de dois anos há nove dias é demasiado estreito para a introdução do revestimento de metal, planeado para proteger os operacionais que levarão a cabo a última fase do resgate - a construção do câmara horizontal de ligação ao poço onde estará Julen. 

O túnel terá que ser perfurado de novo e só depois de concluída esta tarefa entrará em cena a brigada de mineiros encarregue de escavar manualmente o troço horizontal que alcançará o local onde está, supostamente, o menino.

O chefe da Brigada de Salvamento de Mineiros, Santiago Suárez, indicou, citado pelo El Mundo, que a maior dificuldade é o terreno, que "atípico" e "estranhamente duro". A intervenção manual, com recurso a martelos pneumáticos, pode até incluir a utilização de pequenos explosivos.

Ora, a utilização de explosivos causará sérias alterações ao solo, que podem resultar em risco acrescido para os operacionais, sendo, por isso, crucial a proteção das paredes do túnel.

Sublinhe-se que o estado do solo tem sido um dos principais entraves nos trabalhos. O túnel vertical, por exemplo, tinha um tempo estimado de perfuração de 15 horas, mas acabaram por ser necessárias 55 horas. 

Agora, é necessário proceder ao revestimento das paredes do túnel, estimando-se que os trabalhos se prolonguem por mais um dia, pelo menos.

Os pais de Julen, Victoria García e José Roselló, estão desde quinta-feira a descansar numa casa cedida por uma moradora de Totalán, muito perto de onde se realiza a operação de resgate.

Sob a vigilância da Guardia Civil, o casal tem recebido a visita de familiares e de amigos, recebendo também apoio por parte da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017 devido a um problema cardíaco.

Notícias ao Minuto - todas as notícias estão aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório