Meteorologia

  • 18 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Pais de Julen aguardam fim de resgate em casa cedida por moradora

As autoridades esperam conseguir começar a construir este domingo a galeria horizontal para se aproximar do lugar onde se encontra a criança.

Pais de Julen aguardam fim de resgate em casa cedida por moradora
Notícias ao Minuto

16:15 - 20/01/19 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Espanha

Ao meio-dia deste domingo estavam escavados 40 metros do túnel paralelo ao poço onde caiu um menino de dois anos, em Espanha. O objetivo são 60 metros. De acordo com os responsáveis pelas operações de resgate, que fizeram um ponto de situação às 16h locais (15h em Lisboa), o trabalho está a avançar muito lentamente por ser muito complexo.

Os pais de Julen, Victoria García e José Roselló, estão desde quinta-feira a descansar numa casa cedida por uma moradora de Totalán, muito perto de onde se realiza a operação de resgate.

Sob a vigilância da Guardia Civil, o casal tem recebido a visita de familiares e de amigos, recebendo também apoio por parte da população. O casal perdeu um filho (Oliver) em 2017 devido a um problema cardíaco.

Neste túnel, os responsáveis da operação de resgate introduzirão uma cápsula metálica que permitirá construir uma galeria horizontal para se aproximar do lugar onde se encontra a criança de dois anos, que caiu num poço no domingo passado, próximo da sua casa em Totalán, em Málaga, na Espanha.

Este trabalho, diz o El País, será feito a 72 metros de profundidade (a perfuração é de 60 metros porque começa 23 metros abaixo do orifício do poço, ou seja, chegando-se aos 83 metros de profundidade).

Os técnicos mantêm a confiança em que conseguem chegar ao menino ainda este fim-de-semana, mas o trabalho é atrasado cada vez que se encontra massa rochosa. Espera-se que se possa construir a galeria ainda este domingo, num trabalho que começou ontem e que levaria, pelo menos, 20 horas.

“Temos esperança de que o trabalho leve o menor tempo possível desde que as condições a partir de agora sejam mais favoráveis do que as que temos encontrado até aqui”, havia indicado no sábado Ángel García Vidal, líder da equipa de resgate.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório