Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cirurgião que removeu rim por engano foi multado em 2.600 euros

Caso aconteceu em 2016 mas conhecem-se agora mais detalhes sobre a sua resolução.

Cirurgião que removeu rim por engano foi multado em 2.600 euros
Notícias ao Minuto

23:49 - 16/01/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O cirurgião norte-americano que, em 2016, durante uma operação numa paciente, confundiu um rim com um tumor e removeu-o foi multado em 3 mil dólares (2.632 euros).

Ramon Vazquez, recorde-se, um assistente para dois outros cirurgiões principais, estava encarregue de fazer a incisão nas costas da paciente Maureen Pacheco. A mulher tinha uma condição de saúde que coloca um dos rins numa posição irregular e Vazquez, pensando que fosse um tumor, removeu-o sem o consentimento da mesma e sem ser aquele o motivo da cirurgia.

O médico indicou, mais tarde, que não leu o relatório médico da paciente antes da operação.

De acordo com o Insider, dois cirurgiões principais, John Britt e Jeffrey Kugler, foram os que receberam a multa mais pesada, acordando o pagamento, cada um, de 250 mil dólares (219 mil euros).

Para além da multa de 3 mil dólares, Vazquez foi ainda obrigado a lecionar uma aula de uma hora sobre cirurgias no local errado no hospital onde trabalha, o Wellington Regional Medical Center, e a frequentar um curso de três horas sobre avaliação de pacientes antes de cirurgias, cujos custos são à sua responsabilidade.

Sublinhe-se que o hospital havia revelado anteriormente que o cirurgião já não fazia parte da equipa médica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório