Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Pompeo "otimista" quanto à possibilidade de proteção de curdos e turcos

Os Estados Unidos indicaram hoje que estão "otimistas" quanto à possibilidade de os curdos sírios ficarem protegidos apesar da retirada norte-americana da Síria, mas também reconhecem aos turcos "o direito a defenderem o país de terroristas".

Pompeo "otimista" quanto à possibilidade de proteção de curdos e turcos
Notícias ao Minuto

16:27 - 12/01/19 por Lusa

Mundo Síria

"Estamos confiantes quanto à possibilidade de chegar a este duplo objetivo", disse aos jornalistas o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que está a efetuar uma visita ao Médio Oriente e esteve hoje em contacto telefónico com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

Quando foi anunciada em dezembro a retirada dos militares norte-americanos destacados na Síria para combater o grupo extremista Estado Islâmico foi saudada pela Turquia, mas fragilizou a situação dos combatentes curdos que lutaram ao lado dos Estados Unidos contra o grupo 'jihadista'.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem ameaçado lançar uma ofensiva militar no norte da Síria contra os referidos combatentes, membros de uma milícia que a Turquia considera "terrorista".

Mike Pompeo disse querer assegurar que "os turcos não massacram os curdos" e Washington condiciona a sua retirada da Síria à proteção dos curdos, o que desagrada a Ancara, que teme as ambições separatistas curdas.

"Reconhecemos aos turcos e ao presidente Erdogan o direito de defenderem o seu país de terroristas", disse Pompeo, em Abu Dhabi. "Sabemos também que os que se bateram ao nosso lado durante todo este tempo merecem igualmente ser protegidos", acrescentou.

"Ainda há muitos detalhes por resolver, mas estou otimista quanto à possibilidade de chegar a um bom resultado: proteger os turcos de ameaças terroristas e evitar riscos para os homens que não representam uma ameaça terrorista para a Turquia", continuou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório