Mais de 3,5 milhões de civis no Sudão do Sul precisam de ajuda nutricional

Mais de 3,5 milhões de pessoas no Sudão do Sul precisam de ajuda nutricional urgente, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje publicado.

Displaced people flee Zamzam camp amid ongoing conflict in Sudan's North Darfur

© Lusa

Lusa
14/07/2025 16:19 ‧ há 6 dias por Lusa

Mundo

Sudão do Sul

O estudo "Organização Mundial da Saúde: estratégia de gestão do conhecimento" alerta para o agravamento da crise nutricional num contexto de crescente insegurança alimentar, conflitos e sistemas de saúde frágeis, que elevou em 10% os casos de desnutrição aguda entre crianças menores de cinco anos num ano.

 

"A desnutrição não é apenas um problema de saúde, é uma emergência de desenvolvimento que afeta todos os aspetos da vida no Sudão do Sul", afirmou a coordenadora estratégica de informação sanitária da OMS no Sudão do Sul e principal autora do relatório, Anabay Mamo.

Os resultados mostram que 714.000 crianças correm o risco de sofrer de desnutrição aguda grave, enquanto outras 1,6 milhões enfrentam desnutrição aguda moderada.

"Mais de 90% destas crianças vivem em zonas classificadas como gravemente inseguras do ponto de vista alimentar", acrescentou Mamo, que alertou que "a crise é agravada pela escassa diversidade alimentar".

 Apenas 16% das crianças entre seis e 23 meses recebem a dieta mínima aceitável e apenas 27% dos lares atingem a pontuação de consumo alimentar aceitável, de acordo com o relatório da OMS.

"As famílias sobrevivem à base de cereais e óleo. Os alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, legumes e proteínas animais, estão fora do alcance da maioria", segundo o estudo.

A OMS pede que passe a existir uma abordagem preventiva no Sudão do Sul e exortou as agências de ajuda humanitária e a comunidade internacional a ampliar o apoio nutricional a adolescentes, homens e idosos, que se reforcem os programas de alimentação escolar e que seja integrada a nutrição "numa agricultura resistente às alterações climáticas".

Leia Também: Violência contra civis no Sudão do Sul aumenta para níveis recorde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas