Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Homem que participou em agressão a negro em Charlottesville condenado

Em agosto de 2017, neonazis e supremacistas brancos reuniram-se em comício em Charlottesville.

Homem que participou em agressão a negro em Charlottesville condenado
Notícias ao Minuto

18:46 - 08/01/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Daniel Borden

Daniel Borden foi condenado por ter participado no espancamento a um cidadão negro em Charlottesville, em agosto de 2017. Vai cumprir quatro anos de pena efetiva a que acrescem mais 16 anos e dois meses de pena suspensa.

No verão de 2017, supremacistas brancos e simpatizantes do neonazismo reuniram-se em Charlottesville para um comício apelidado de 'Unite The Right'.

O evento ficou marcado pelo momento em que um supremacista branco, James Fields, atropelou uma multidão de contra-manifestantes, matando uma mulher. Mas houve mais episódios de violência durante ese fim de semana em que o racismo saiu à rua em Charlottesville, como foi o caso desta agressão com motivações raciais.

Daniel Borden foi um dos elementos que participou nas agressões a  DeAndre Harris. Em tribunal, na segunda-feira, Borden mostrou remorsos pela primeira vez, em público, tendo pedido desculpa ao povo de Charlottesville e à vítima, que não estava em tribunal, dá conta a CNN.

As imagens das agressões em bando a DeAndre Harris correram na altura nas redes sociais e serviram de prova. Alertamos para a violência das imagens.

Entretanto, aguarda-se a decisão sobre a sentença de James Felds, sendo que os jurados o consideraram culpado e pediram a pena de morte.

O comício 'Unite The Right' tinha sido agendado por neonazis após ter sido anunciada a retirada de uma estátua do general Robert E. Lee, o líder dos confederados, que durante a guerra civil dos EUA, no séc. XIX, lutaram para tentar manter a escravatura mas que perderam a guerra contra os unionistas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório