Oposição no Bangladesh denuncia milhares de detenções de militantes

A polícia do Bangladesh deteve mais de 10.500 militantes da oposição nas últimas semanas, informaram hoje os partidos, considerando estar em causa uma operação de intimidação antes das eleições legislativas.

policia Bangladesh

© Reuters

Lusa
25/12/2018 17:16 ‧ 25/12/2018 por Lusa

Mundo

Eleições

O número foi divulgado depois de os Estados Unidos terem exortado o Governo do primeiro-ministro Sheikh Hasina, candidato a um quarto mandato, a promover a liberdade de voto no sufrágio, que se realiza no domingo.

Os partidos da oposição declararam que a vaga de detenções depois da convocação das eleições, em novembro, tem como objetivo criar um "clima de medo".

O principal partido nacionalista da oposição, o BNP - cuja líder, a ex-primeira-ministra Khaleda Zia, foi condenada a prisão por corrupção e abuso de poder - informou que 7.021 militantes foram detidos.

No caso do seu aliado islâmico, o partido Jamaat-e-Islami, o número ultrapassa os 3.500.

O Jamaat-e-Islami não está autorizado a participar em eleições, mas apresentou candidatos a título individual apoiados pelo BNP.

"A cada dia, 80 a 90 militantes nossos são presos no nosso país", afirmou o secretário-geral do Jamaat, Shafigur Rahman, à agência France-Presse.

Um porta-voz da polícia, Sohel Rana, não confirmou o número de detenções, mas afirmou que nenhuma ocorre sem um mandato : "Nunca prendemos uma pessoa sem que ela incumpra a lei. Estas pessoas têm mandatos de detenção específicos contra elas".

Rizvi Ahmed, porta-vos do BNP, reagiu a estas declarações comentando que as acusações contra os militantes são "fictícias" e visam uma "eleição desequilibrada", a favor de Sheikh Hasina.

O BNP e os seus aliados acusam também a polícia e os militantes da Liga Awami, no poder, de atacar os seus candidatos às legislativas.

Vários partidos, incluindo o BNP, boicotaram as eleições gerais em 2014, o que levou a governante Liga Awami a alcançar, com pouca oposição, mais de metade das cadeiras do parlamento e renovar o seu mandato.

O BNP e a Liga Awami alternam-se no poder desde 1991, com exceção de um breve período de um governo militar entre 2006 e 2008.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas