Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Menino de dois anos morre durante circuncisão em Itália

Um homem de 66 anos foi acusado de homicídio.

Menino de dois anos morre durante circuncisão em Itália
Notícias ao Minuto

16:29 - 24/12/18 por Sara Gouveia

Mundo Carreira

Um menino com dois anos morreu depois de sofrer uma elevada perda de sangue na sequência de uma circuncisão falhada num centro de migrantes em Itália.

O irmão gémeo da criança também foi submetido ao procedimento nos subúrbios de Monterondo e está a recuperar no hospital.

Um homem, de 66 anos, foi acusado de homicídio, conta a BBC que cita os meios de comunicação locais.

Segundo a associação Amsi, são realizadas cerca de cinco mil operações desse género em Itália todos os anos, mas mais de um terço são feitas de forma ilegal.

Os dois meninos, que não foram identificados, nasceram em Itália em 2017. São filhos de uma mulher nigeriana, que tem outros cinco filhos no país natal. Os procedimentos foram levados a cabo a pedido da mãe que, apesar de ser católica, pediu-os por respeito para com as tradições islâmicas da Nigéria.

As credenciais do profissional de saúde estão a ser questionadas pela polícia. O homem detido era de nacionalidade norte-americana e origem libía.

O autarca de Monterondo, em entrevista ao Corriere Della Sera, classificou o incidente como uma "tragédia absurda".

A circuncisão não está disponível em estabelecimentos de saúde públicos italianos e numa clínica privada têm um custo que ronda entre os dois mil e os quatro mil euros.

Como resultado, aqueles com menos recursos acabam a recorrer a métodos perigosos feitos por pessoas sem experiência médica por 20 ou 50 euros. Apesar de ser um procedimento relativamente simples, a circuncisão não está livre de riscos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório