Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Voos novamente suspensos em Gatwick após avistamento de drone

Os voos foram hoje novamente suspensos no aeroporto londrino de Gatwick, após o "avistamento não-confirmado de um 'drone' [veículo aéreo não-tripulado]", algumas horas depois da sua reabertura, indicou uma porta-voz do aeroporto.

Voos novamente suspensos em Gatwick após avistamento de drone
Notícias ao Minuto

18:05 - 21/12/18 por Lusa

Mundo Aeroporto

"Suspendemos agora as operações do aeródromo por precaução, devido ao avistamento não-confirmado de um 'drone'" pelas 17h10 TMG (e de Lisboa), declarou a porta-voz.

O aeroporto, o segundo maior do Reino Unido, a seguir a Heathrow, reabrira hoje de manhã, às 6h30 TMG (e de Lisboa), após ter sido obrigado a encerrar durante quase 36 horas por ter sido sobrevoado por "'drones' de origem misteriosa", afetando cerca de 120.000 passageiros nesta quadra natalícia.

A informação foi, pouco depois, confirmada pela polícia de Sussex, a localidade inglesa onde se situa o aeroporto, que explicou que o encerramento se deve a "razões de segurança".

"A polícia de Sussex está a ajudar o aeroporto e está a destacar de forma rápida importantes recursos para procurar e localizar o 'drone' e o seu operador e para garantir a segurança das pessoas que viajam", indicou a corporação num comunicado oficial.

A estação televisiva pública britânica BBC noticiou que vários aviões estavam a voar em círculos sobre a pista por não terem recebido autorização para aterrar.

Pouco mais de 11 horas depois de ter retomado a atividade, o aeroporto de Gatwick voltou a ser alvo daquilo que a polícia classificou como "um ato deliberado" com estes aparelhos de controlo remoto.

O primeiro deles foi detetado na quarta-feira pelas 21h30 TMG (e de Lisboa) e, desde então, a atividade aérea manteve-se suspensa até às 6h30 TMG de hoje.

O adjunto do comissário da polícia do Sussex, Steve Barry, disse hoje à imprensa que estão em curso "vários tipos" de investigação sobre este "comportamento criminoso", incluindo a hipótese de se tratar de um protesto ecologista.

No Reino Unido, manipular estes veículos perto de aeródromos é punido com pena de prisão até cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório