Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Procurador de Washington avança com processo contra Facebook

Em causa está o escândalo envolvendo o uso de dados de utilizadores pela Cambridge Analytica.

Procurador de Washington avança com processo contra Facebook
Notícias ao Minuto

18:58 - 19/12/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Cambridge Analytica

O procurador-geral de Washington avançou com um processo contra a rede social Facebook, adianta a Associated Press. Em causa está o uso indevido de dados na sequência do escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica.

Recorde-se que a rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica

A empresa de dados Cambridge Analytica é acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores do Facebook, sem o consentimento destes, para elaborar um programa informático com o intuito de influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump na corrida à Casa Branca.

Karl Racine, o procurador, alega que o Facebook não só não informou devidamente os utilizadores da rede social relativamente à segurança de dados, como não monitorizou devidamente outras empresas que poderiam aceder aos dados.

O escândalo Cambridge Analytica tem afetado a imagem da rede social criada por Mark Zuckerberg.

Esta decisão surge no mesmo dia em o The New York Times publicou uma peça sobre pormenores ausentes nos acordos de parcerias do Facebook com outras gigantes tecnológicas, como é o caso da Apple, Amazon, Microsoft, Spotify e da Netflix. De acordo com o jornal nova-iorquino, a empresa de Mark Zuckerberg “permitiu a certas empresas acesso a dados ignorando proteções”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório