Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cão recebe diploma honorário nos EUA por ajudar aluna em cadeira de rodas

Griffin apoiou e acompanhou a dona em todas as aulas do curso universitário.

Notícias ao Minuto

08:46 - 19/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Redes Sociais

A estudante Brittany Hawley, da Universidade Clarkson, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, licenciou-se no passado fim de semana. Mas não subiu ao palco sozinha. O seu cão de serviço, Griffin, estava mesmo ao lado para receber o seu próprio diploma honorário.

Brittany acabou o curso de Terapia Ocupacional e, segundo um comunicado da universidade citado pela CBS News, a dupla foi "a todas as aulas, palestras, reuniões, grupos de estudo, atividades sociais e trabalhos de pesquisa, o que faz de Griffin um membro da família de Universidade de Clarkson".

Aos 16 anos, Brittany foi diagnosticada com Síndrome da Dor Regional Complexa. Os sintomas incluem distúrbios neurológicos dos movimentos que implicam contrações involuntárias e espasmos, o que leva a que tenha de se deslocar de cadeira de rodas.

"Mudámo-nos para Nova Iorque juntos, começámos e acabámos a escola juntos", referiu a jovem sobre o seu golden retriever.

Griffin já acompanha Brittany há dois anos e meio e assiste a estudante diariamente. Vai buscar objetos de que esta necessite, abre portas, acende luzes e se a jovem cair vai buscar alguém ou um telefone para a ajudar.

"Senti-me mais independente, mais social e mais extrovertida com ele a meu lado", confessou a jovem sobre o impacto que Griffin teve no seu percurso escolar.

No futuro, a estudante pretende trabalhar com veteranos e com membros do exército e o seu amigo de quatro patas vai estar consigo na próxima aventura. 

"Quando arranjar trabalho, ele vai continuar a acompanhar-me todos os dias", garantiu.

Veja algumas imagens da cerimónia acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório