Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Com 15 anos, Greta Thunberg deixou líderes mundiais sem palavras

"Muitos dizem que a Suécia é um país pequeno e que não importa o que fazemos. Mas eu aprendi que nunca somos pequenos demais para fazermos a diferença", afirmou a jovem de 15 anos.

Notícias ao Minuto

08:55 - 18/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ambiente

Foi da voz de Greta Thunberg que chegou uma das mensagens mais marcantes da Cimeira das Nações Unidas sobre o clima, na Polónia.

Com apenas 15 anos, esta jovem sueca fez aquilo que muitos poucos terão a coragem de fazer e 'encostou à parede' os líderes mundiais presentes no encontro, acusando-os de nada fazerem em prol do ambiente.

"Vocês não são maduros o suficiente", começou por acusar a estudante, referindo que as consequências do ambiente são "um fardo" que será colocado nas mãos das crianças. Greta afirma mesmo que os líderes presentes só se preocupam em falar do crescimento económico verde porque têm medo de não serem populares e de terem apenas ideias que são semelhantes às que colocaram o mundo no seu estado atual.

"Dizem que amam os seus filhos mais do que tudo, mas estão a arruinar o seu futuro perante os seus olhos", afirma, lembrando que é preciso agir antes que seja tarde demais.

"Não me importo se sou famosa. Importo-me sim com a justiça climática e com o planeta", atirou perante a plateia do COP24, que acabou este sábado, após duas semanas de negociações, nota a CNN.

O encontro sobre o clima resultou em cerca de 200 nações a chegarem a acordo sobre as regras que irão coordenar o Acordo de Paris, no que às alterações climáticas diz respeito. 

Apesar dos líderes mundiais presentes, foi pela voz dos mais jovens que chegaram as mensagens mais fortes. Assista ao discurso de Greta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório