UE estabelecerá mecanismo para Irão contornar as sanções dos EUA

Mecanismo terá sido falado durante o Conselho de Misntros dos Negócios Estrangeiros.

Compromisso com reconciliação é "honrar" a memória de Shimon Peres

© Getty Images

Andrea Pinto
10/12/2018 15:05 ‧ 10/12/2018 por Andrea Pinto

Mundo

Mogherini

Bruxelas vai criar uma forma de pagamento alternativa para facilitar as transações financeiras entre a União Europeia e o Irão, de forma a conseguir ultrapassar as sanções impostas pelos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, na sequência da reunião de Conselhos de Ministros, que aconteceu esta segunda-feira, em Bruxelas.

"Espero que este instrumento seja criado nas próximas semanas, antes do final do ano, com o objetivo de proteger e promover negócios legítimos", afirmou Mogherini.

O bloco dos 28 países têm vindo a analisar maneiras de continuar a fazer negócios com o Teerão e contornar as restrições económicas que os Estados Unidos impuseram depois de Washington se ter retirado do acordo nuclear com o Irão.

Recorde-se que anteriormente já vários altos funcionários da UE tinham sugerido a criação de um novo veículo especial, para eliminar a dependência da UE em relação aos Estados Unidos e à Sociedade Mundial de Telecomunicações Interbancárias e Financeiras, que é atualmente responsável pelas transferências transfronteiriças de alto valor.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas