Bruxelas vai criar uma forma de pagamento alternativa para facilitar as transações financeiras entre a União Europeia e o Irão, de forma a conseguir ultrapassar as sanções impostas pelos Estados Unidos.
O anúncio foi feito pela Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, na sequência da reunião de Conselhos de Ministros, que aconteceu esta segunda-feira, em Bruxelas.
"Espero que este instrumento seja criado nas próximas semanas, antes do final do ano, com o objetivo de proteger e promover negócios legítimos", afirmou Mogherini.
O bloco dos 28 países têm vindo a analisar maneiras de continuar a fazer negócios com o Teerão e contornar as restrições económicas que os Estados Unidos impuseram depois de Washington se ter retirado do acordo nuclear com o Irão.
Recorde-se que anteriormente já vários altos funcionários da UE tinham sugerido a criação de um novo veículo especial, para eliminar a dependência da UE em relação aos Estados Unidos e à Sociedade Mundial de Telecomunicações Interbancárias e Financeiras, que é atualmente responsável pelas transferências transfronteiriças de alto valor.