Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Mercosul diz-se empenhado em "fechar" acordo comercial com a UE

O chefe da diplomacia do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, afirmou hoje em Brasília, num encontro de ministros do Mercosul, que o bloco continua empenhado em "fechar" o acordo comercial com a União Europeia (UE) este ano.

Mercosul diz-se empenhado em "fechar" acordo comercial com a UE
Notícias ao Minuto

18:21 - 06/12/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Temos grandes expectativas de fechá-lo (este ano), mas não vamos colocar datas", disse Nin Novoa, que falou à imprensa acompanhado dos seus homólogos da Argentina, Jorge Faurie, Paraguai, Luis Alberto Castiglioni e Brasil, Aloysio Nunes.

De acordo com Nin Novoa, cujo país detém a presidência semestral do Mercado Comum do Sul (Mercosul), se não concluírem as negociações antes do final do ano, o encerramento do processo permanece pendente para "os primeiros três meses" de 2019, acrescentando ainda que seria melhor chegarem a um acordo antes das eleições parlamentares europeias agendadas para maio.

Enquanto o Mercosul oferece aos europeus um acesso mais amplo aos seus mercados, a UE apenas coloca "algumas partes" na mesa, explicou.

Novoa também frisou que "outra questão é que a UE tem um nível de subsídios para a sua produção que torna a negociação desvantajosa" para o Mercosul, algo que considera necessário ser discutido a nível técnico.

Questionado acerca das declarações do Presidente francês, Emmanuel Macron, o ministro do Uruguai evitou comentar.

Macron afirmou que a França não será favorável a "que se assinem amplos acordos comerciais" com países que se opõem ao Acordo de Paris, depois do Presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, ter sugerido que poderia abandonar esse acordo global, tendo afirmado que não iria adotar decisões ambientais que prejudicassem o agronegócio no Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório