Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Amesterdão despediu-se de um dos seus mais icónicos símbolos

As letras que compunham I Amsterdam foram retiradas porque estavam associadas ao turismo de massas.

Notícias ao Minuto

08:34 - 05/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Holanda

Durante dez anos foi um dos sítios onde era praticamente obrigatório tirar uma fotografia para quem estivesse de visita a Amesterdão. I Amsterdam tornou-se um símbolo da cidade holandesa, as letras brancas e vermelhas estavam em frente ao Rijksmuseum e era frequente ver pessoas empoleiradas na mesma ou a andarem em cima delas na procura da melhor foto. Esta segunda-feira foram retiradas. A principal justificação é o facto do slogan se ter tornado um símbolo do turismo de massas, segundo o jornal Het Parool.

A proposta para retirar as letras de I Amsterdam foi feita pelo partido GroenLinks, o principal partido no município de Amesterdão. Apesar de várias críticas à proposta, foi aprovada com maioria pelo conselho municipal.

“A mensagem de ‘I Amsterdam’ é de que somos todos indivíduos na cidade. Queremos mostrar algo diferente: diversidade, tolerância, solidariedade. Este slogan reduz a cidade ao pano de fundo numa história de marketing...”, salienta num comunicado Femke Roosma, a conselheira municipal que avançou com a proposta.

Muitos foram os que não quiseram perder o momento em que as letras foram retiradas por uma grua e foram depois levadas num camião. O Het Parool revela que as letras de I Amsterdam vão agora marcar presença em eventos realizados na cidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório