Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Jardim zoológico britânico defende decisão de matar um leopardo das neves

O animal fugiu do seu habitat no parque em outubro deste ano.

Jardim zoológico britânico defende decisão de matar um leopardo das neves
Notícias ao Minuto

17:44 - 01/12/18 por Notícias ao Minuto

Mundo Redes Sociais

Um jardim zoológico britânico defendeu recentemente a sua decisão de matar um leopardo das neves raro que fugiu do seu habitat no parque, quando a porta foi deixada aberta.

O Dudley Zoo referiu que "não havia outra opção considerando o interesse na segurança pública" do que matar Margaash, de oito anos, quando este escapou a 23 de outubro deste ano. Conta a Associated Press que, no entanto, o jardim zoológico classificou o incidente como "incrivelmente triste".

"A eutanásia é, e será sempre, o último recurso", referiu o diretor do zoo, Derek Grove. "Mas os esforços para persuadir Margaash a regressar à sua jaula falharam e o animal estava perto da zona florestal, estava a ficar de noite e o veterinário não acreditou que um dardo tranquilizante fosse uma opção segura devido ao tempo que as drogas demoram a atuar", explicou.

O parque referiu que o animal fugiu depois de a porta do seu habitat ter sido deixada aberta devido a um "erro do tratador". Depois disso garantem que a segurança foi revista e foram tomadas medidas disciplinares.

Os leopardos das neves estão a diminuir cada vez mais, estando quase em risco. A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que apenas três mil animais se mantém em estado selvagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório