Jardim zoológico britânico defende decisão de matar um leopardo das neves

O animal fugiu do seu habitat no parque em outubro deste ano.

Jardim zoológico britânico defende decisão de matar um leopardo das neves

© Wikimedia Commons

Notícias ao Minuto
01/12/2018 17:44 ‧ 01/12/2018 por Notícias ao Minuto

Mundo

Redes Sociais

Um jardim zoológico britânico defendeu recentemente a sua decisão de matar um leopardo das neves raro que fugiu do seu habitat no parque, quando a porta foi deixada aberta.

O Dudley Zoo referiu que "não havia outra opção considerando o interesse na segurança pública" do que matar Margaash, de oito anos, quando este escapou a 23 de outubro deste ano. Conta a Associated Press que, no entanto, o jardim zoológico classificou o incidente como "incrivelmente triste".

"A eutanásia é, e será sempre, o último recurso", referiu o diretor do zoo, Derek Grove. "Mas os esforços para persuadir Margaash a regressar à sua jaula falharam e o animal estava perto da zona florestal, estava a ficar de noite e o veterinário não acreditou que um dardo tranquilizante fosse uma opção segura devido ao tempo que as drogas demoram a atuar", explicou.

O parque referiu que o animal fugiu depois de a porta do seu habitat ter sido deixada aberta devido a um "erro do tratador". Depois disso garantem que a segurança foi revista e foram tomadas medidas disciplinares.

Os leopardos das neves estão a diminuir cada vez mais, estando quase em risco. A União Internacional para a Conservação da Natureza estima que apenas três mil animais se mantém em estado selvagem.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas