Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Seis televisões croatas sancionadas por propagarem ódio contra imigrantes

O conselho de media eletrónicos da Croácia sancionou seis cadeias de televisão por emitirem um programa em que apresentavam os imigrantes como "bárbaros" que transmitem doenças propositadamente e que devem ser "espancados", disse hoje à Efe um porta-voz do organismo.

Seis televisões croatas sancionadas por propagarem ódio contra imigrantes
Notícias ao Minuto

15:28 - 28/11/18 por Lusa

Mundo Conselho

"O Conselho concluiu que as televisões locais em questão violaram a lei de media eletrónicos no seu artigo 12.º, que define a linguagem de ódio", explicou à agência noticiosa o mesmo responsável.

No programa "Bujica", emitidos pelas cadeias televisivas em 05 de novembro, o seu diretor, o ultranacionalista e pró-nazi Velimir Bujanec, referiu-se aos imigrantes como "esses bárbaros que chegam do leste e que violam".

A locutora do programa, suposta vítima de um roubo cometido por imigrantes, considerou que "devem ser espancados até se cansarem, até que deixem de fazer essas coisas".

Um participante definiu-os como "gente que tem doenças contagiosas como a sida, a hepatite e a tuberculose", e outro insistiu que os imigrantes "vêm para propagar as doenças propositadamente".

Ao considerar como atenuante o facto de essas declarações terem sido emitas ao vivo, o Conselho puniu três das estações televisivas com quatro horas de fecho.

As restantes três foram castigadas com um encerramento de 24 horas, por terem decidido retransmitir o programa.

O Conselho para os media eletrónicos explicou que a Constituição do país estabelece que "a liberdade de expressão não é um valor em si mesmo, mas está regulamentado por lei", com o objetivo de "proteger a liberdade e os direitos de outras pessoas".

A federação de jornalistas croatas congratulou-se hoje com a decisão do Conselho, mas considerou que as sanções deviam ser mais rigorosas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório