Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia acusa Petro Poroshenko de orquestrar crise para se manter no poder

A Rússia acusou hoje o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, de orquestrar a crise no estreito de Kerch, com o objetivo de cancelar as eleições de março e permanecer no poder.

Rússia acusa Petro Poroshenko de orquestrar crise para se manter no poder
Notícias ao Minuto

18:50 - 26/11/18 por Lusa

Mundo Tensão

"Todos percebemos do que se trata. Isto aconteceu para cancelar as eleições, apesar das promessas em contrário", disse o vice-embaixador russo na ONU Dmitry Polyanskiy numa reunião do Conselho de Segurança.

Segundo Polyanskiy, a declaração do estado de emergência assinada hoje por Poroshenko serve apenas esse propósito e deverá ser "naturalmente estendida" no tempo.

O diplomata russo disse que o confronto de domingo na área que liga o Mar Negro e o Mar de Azov (estreito de Kerch) foi uma invenção de Kiev com o apoio de potências ocidentais, consistindo numa "provocação planeada".

O objetivo de Poroshenko, disse Polanskiy, é "novamente acusar a Rússia de tudo" e inflacionar a sua popularidade, apresentando-se como o "salvador" do seu país.

As eleições presidenciais na Ucrânia devem ser marcadas até final de dezembro, para poderem ocorrer em final de março, como estava estipulado.

Quando Poroshenko anunciou um estado de exceção, com a duração de 60 dias, esses prazos ficaram inviabilizados.

Perante pressões de adversários internos, que consideraram que o estado de emergência poderia ter fins políticos, o Presidente diminuiu o período de estado de emergência para 30 dias, permitindo que o calendário eleitoral seja cumprido, se não houver prolongamento das medidas excecionais.

A medida vem na sequência do apresamento pela Rússia, no domingo, de três navios da Armada da Ucrânia no mar Negro.

Polyanskiy apresentou hoje ao Conselho de Segurança a versão russa do que aconteceu no domingo, insistindo que três navios ucranianos violaram as suas águas territoriais.

Na versão do diplomata russo, os marinheiros ucranianos feridos pelas forças de seu país receberam cuidados médicos e as suas vidas não estão em perigo, enquanto os navios estão em portos russos no âmbito de uma investigação criminal.

A Ucrânia considera que os navios estavam em águas neutras e considera que a Rússia violou tratados internacionais.

Tanto a Rússia como a Ucrânia pediram que o Conselho de Segurança da ONU abordasse hoje esta crise, numa reunião com caráter de urgência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório