Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Alto Comandante do Exército chileno acusa oficiais de venderem armas

O comandante-em-chefe do Exército chileno, Ricardo Martínez, afirmou ter conhecimento da venda de armas por parte de oficiais e tropas a grupos de narcotraficantes, avançou hoje a agência de notícias Efe.

Alto Comandante do Exército chileno acusa oficiais de venderem armas
Notícias ao Minuto

06:30 - 23/11/18 por Lusa

Mundo Tropas

"Temos informações de que há oficiais que compram armas legalmente, que são dadas depois como perdidas, e que depois as vendem a grupos de traficantes e delinquentes", afirmou o militar, segundo um áudio a que teve acesso o jornal chileno 'The Clinic' e que rapidamente se difundiu nas redes sociais.

Martínez falava numa conferência na Escola Militar, perante 900 oficiais da instituição, onde abordou a corrupção militar, divisões internas e o envolvimento de alguns tropas no crime organizado.

De acordo com um relatório publicado em agosto de 2016 pela emissora chilena BioBio, um grupo de militares chilenos já tinha defraudado o Estado em cerca de 8,6 milhões de dólares (cerca de 7,5 milhões de euros) entre 2010 e 2014, durante o Governo de Sebastián Pinera.

A instituição chilena tem sido atingida nos últimos anos por vários casos de fraude, alguns que se traduziram em penas, de acordo com a mesma emissora.

"Um exército sem disciplina é uma multidão de pessoas muito perigosas", sublinhou o alto comandante do Exército.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório