Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Rebeldes querem suspensão de operações em apoio aos esforços de paz

Um alto responsável Huthi no Iémen pediu hoje um congelamento das operações militares rebeldes contra as forças pró-governamentais para dar uma hipótese aos esforços do emissário da ONU esperado esta semana em Sanaa para organizar as negociações de paz.

Rebeldes querem suspensão de operações em apoio aos esforços de paz
Notícias ao Minuto

12:40 - 19/11/18 por Lusa

Mundo Iémen

Apoiadas por uma coligação internacional conduzida pela Arábia Saudita desde 2015, as forças pró-governamentais procuram expulsar os rebeldes Huthis dos vastos territórios que conquistaram desde meados de 2014, nomeadamente a capital Sanaa e a cidade portuária de Hodeida.

Num comunicado divulgado na rede social Twitter, Mohammed Ali al-Huthi, chefe do Conselho Supremo Revolucionário dos rebeldes, indicou que a direção dos Huthis tinha tomado "a iniciativa de apelar as partes (...) iemenitas (rebeldes) a darem instruções para uma suspensão dos disparos de mísseis (...) sobre os países agressores", uma referência a Riade.

A decisão foi tomada para que não exista "justificação para a continuação da agressão ou do bloqueio" daquela coligação ao país, adiantou.

Embora tenham perdido terreno, em particular no sul, os rebeldes têm resistido ferozmente, incluindo através do disparo de mísseis sobre a vizinha Arábia Saudita.

O chefe rebelde apelou ainda aos dirigentes da rebelião para confirmarem a sua disposição de "parar as operações militares em todas as frentes para se alcançar uma paz justa".

A guerra no Iémen já causou pelo menos 10.000 mortos e a pior crise humanitária atual no mundo, segundo a ONU. Responsáveis humanitários calculam que o balanço das vítimas diretas ou indiretas do conflito é significativamente mais elevado.

Mohammed Ali al-Huthi precisa que o seu apelo visa "apoiar os esforços" do emissário da ONU, Martin Griffiths, e a provar as "boas intenções" dos rebeldes.

Griffiths disse na sexta-feira perante o Conselho de Segurança da ONU ter a "intenção de reunir novamente as partes rapidamente na Suécia".

Em setembro falhou a tentativa de se realizarem negociações em Genebra (Suíça).

O Reino Unido deve apresentar hoje no Conselho de Segurança um projeto de resolução sobre o Iémen, para apoiar a iniciativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório