Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Está escolhida a palavra do ano pelos dicionários Oxford

'Tóxico' é a palavra do ano 2018 escolhida pelos dicionários britânicos Oxford, segundo anunciaram esta quarta-feira.

Está escolhida a palavra do ano pelos dicionários Oxford
Notícias ao Minuto

16:44 - 16/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo 2018

Os dicionários britânicos Oxford escolheram 'tóxico' como a palavra do ano 2018. Os editores dos dicionários indicaram que a palavra foi selecionada por descrever as preocupações do ano corrente, tendo a sua pesquisa no site aumentado em 45% no último ano.

A palavra é descrita no dicionário britânico como "venenoso" mas os responsáveis esclarecem que a sua definição terá que ser mais alargada, tendo sido recentemente usada em diferentes âmbitos sociais, a reboque do movimento Me Too ("masculinidade tóxica" chegou a ser considerada como expressão vencedora) e o tenso ambiente político do pós-Brexit.

A diretora da empresa, Katherine Connor Martin, sublinhou, em declarações ao New York Times, que a escolha da palavra não se prendeu apenas com o aumento da sua procura, mas também com a sua utilização em vários contextos.

'Tóxico' vence, portanto, por refletir “o carácter, as disposições ou as preocupações” do ano de 2018.

Recorde-se que no ano passado a palavra vencedora foi 'youthquake' (uma mudança enorme a nível cultural, social ou político devido às ações ou influências dos jovens) e em 2016 foi 'pós-verdade' ('post-truth', no contexto do Brexit ou da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório