Procurar

Em plena guerra, professor transforma casa numa escola para 700 alunos

Adel al-Shorbagy não tinha onde enviar os filhos, agora recebe mais de 700 crianças por dia. O Iémen, recorde-se, atravessa uma guerra civil há mais três anos.

Em plena guerra, professor transforma casa numa escola para 700 alunos Em plena guerra, professor transforma casa numa escola para 700 alunos
Anterior Seguinte
Galeria

9 Fotos

© Reuters

Anabela de Sousa Dantas
03/11/2018 18:55 ‧ há 6 anos por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Iémen

No seio de um país destruído por uma guerra civil, Adel al-Shorbagy transformou a sua casa num refúgio para trabalhar a construção. Todos os dias, mais de 700 crianças da cidade de Taiz, no Iémen, formam fila para entrar na residência do professor.

O docente decidiu abrir a escola improvisada pouco depois de estalar a guerra, indicando que não tinha para onde enviar as suas filhas. "Todas as escolas fecharam e tínhamos um problema, as crianças estavam na rua. Abrimos este edifício como uma iniciativa da comunidade. É o meu dever nacional e humanitário perante a minha comunidade", indicou al-Shorbagy à Reuters.

As crianças que recebem têm entre os seis e os 15 anos de idade e espalham-se por divisões separadas por cortinas. As condições de que dispõe são básicas, mas as turmas continuam a crescer, para receber aulas que incluem matemática, ciências e inglês.

Recorde-se que o Iémen está em guerra civil há três anos e meio. O conflito, de acordo com a ONU, tornou 8,4 milhões de pessoas dependentes de assistência alimentar de emergência e colocou 75% dos seus 22 milhões de habitantes a precisarem de ajuda. A mesma agência esclarece que, se nada for feito, o número de pessoas dependentes de rações de ajuda humantária para sobreviver poderá chegar aos 14 milhões. 

Recorde a história de Amal Hussein, uma menina dada a conhecer por uma reportagem do New York Times para alertar para o grave problema da fome no país. O mesmo jornal revelou, no dia 1 de novembro, que a criança de 7 anos de idade morreu.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10