Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Instituições portuguesas formam mais de 650 professores angolanos

Mais de 650 professores angolanos estão a ser capacitados em Luanda pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Escola Superior Pedagógica de Setúbal no âmbito da terceira fase do Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), que as duas instituições portuguesas promovem desde 2016.

Instituições portuguesas formam mais de 650 professores angolanos
Notícias ao Minuto

20:14 - 22/10/18 por Lusa

Mundo Luanda

A informação foi transmitida hoje pelo secretário de Estado para o Ensino Técnico Profissional de Angola, Jesus Batista, quando discursava na abertura deste ciclo de formação contínua aos professores.

De acordo com o governante, a "existência de professores qualificados para o competente exercício da função docente" passa pela "aposta na sua formação, de modo a que realmente existam mudanças na sala de aula e, consequentemente, na qualidade de ensino".

Segundo Jesus Batista, desde Outubro de 2016, que o ministério da Educação de Angola trabalha em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio técnico-metodológico da Escola Superior Pedagógica de Setúbal no desenvolvimento e implementação do PAT.

"O quadro atual em que vivemos exige do professor níveis crescentes de competência e profissionalismo, formação que auxilia o auxilia a refletir sobre as suas práticas como verdadeiros profissionais da ação docente", indicou.

Mas, observou, "acima de tudo, formação para dar segurança aos profissionais que encetam o processo de mudança de modo a que possam conscientemente sustentar as inovações que ele implica".

"Assim, hoje, presenciar a abertura da 3.ª fase de formação para qual foram selecionados criteriosamente formadores das escolas de magistérios para serem capacitados sobre os modos de diferenciação pedagógica volume II e Educação Especial", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório