Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Duplo de Khashoggi saiu do consulado depois do jornalista ser morto

O homem pertence ao esquadrão da morte saudita e apresenta semelhanças físicas com Jamal Khashoggi. Além disso, vestia a mesma roupa do jornalista.

Duplo de Khashoggi saiu do consulado depois do jornalista ser morto
Notícias ao Minuto

16:29 - 22/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Arábia Saudita

O novelo em torno da morte de Jamal Khashoggi continua a desfiar-se. Dias depois da Arábia Saudita ter admitido que o jornalista morreu no interior do consulado saudita em Istambul, a CNN está a avançar que um duplo de Khashoggi, que envergava as suas roupas, saiu pela porta das traseiras do consulado momentos depois de Khashoggi ter sido assassinado. As imagens das câmaras de videovigilância foram fornecidas pelas autoridades turcas à estação televisiva norte-americana. 

Acontece que, o duplo de Khashoggi é um dos 15 elementos do esquadrão da morte suspeito do envolvimento na morte do jornalista.

Trata-se de Mustafa al-Madani. O homem tem características físicas semelhantes às de Khashoggi, incluindo a altura e o porte. Tinha óculos e usava uma barba falsa, segundo as autoridades turcas. 

Depois de sair do consulado, o homem foi apanhado pelas câmaras perto de uma das principais atrações da cidade turca, a Mesquita Azul. 

"Não é preciso um duplo para uma rendição ou para um interrogatório. A nossa análise não mudou desde o dia 6 de outubro. Foi um homicídio premeditado e o corpo foi transportado para fora do consulado. As roupas de Khashoggi estavam provavelmente quentes quando Madani as vestiu", disse a fonte das autoridades turcas à CNN.

Certo é que este cenário condiz com o que foi dito à noiva do jornalista que esperava-o à entrada do consulado. Um dos seguranças disse a Hatice Cengiz que Khashoggi tinha saído pela traseira do edifício. Cengiz não acreditou nesta versão e deu conta do desaparecimento do jornalista às autoridades turcas. 

Apesar da admissão da morte de Khashoggi, a comunidade internacional não se mostrou convencida com as explicações de Riade. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu esclarecer todos os detalhes sobre a morte de Khashoggi esta terça-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório