Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Consulado em Istambul será revistado após desaparecimento de jornalista

 O consulado da Arábia Saudita em Istambul será revistado hoje pelas autoridades turcas e sauditas, no âmbito da investigação sobre o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi, segundo uma fonte diplomática.

Consulado em Istambul será revistado após desaparecimento de jornalista
Notícias ao Minuto

12:06 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Jamal Khashoggi foi visto pela última vez a entrar no consulado saudita em Istambul, na Turquia, a 02 de outubro.

A busca ocorrerá ao início da noite, no quadro de um grupo conjunto constituído pela Turquia e pela Arábia Saudita, disse a fonte.

A revista foi autorizada na semana passada, mas não havia sido realizada devido a falta de acordo sobre os termos de como ocorreria, segundo os meios de comunicação turcos.

O jornalista saudita, um crítico do Governo saudita, foi ao consulado do seu país a 02 de outubro para tratar de assuntos administrativos, nomeadamente a documentação para o seu casamento com uma cidadã turca, Hatice Cengiz.

Jamal Khashoggi não voltou a ser visto desde aquela data.

As autoridades sauditas disseram que o jornalista deixou a representação diplomática, mas o Governo turco afirmou que Khashoggi não deixou as instalações do consulado.

Alguns responsáveis turcos já acusaram as autoridades sauditas de terem assassinado o jornalista dentro do consulado, nomeadamente por um grupo de agentes que foi enviado especificamente para este fim.

Uma delegação saudita esteve na Turquia no fim de semana para conversar com autoridades turcas, mas os detalhes do programa do grupo ou o conteúdo das suas discussões não foram divulgados.

Na noite de domingo, o rei Salman da Arábia Saudita falou ao telefone com o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

“Ninguém poderá minar a força das relações com a irmã Turquia", disse o monarca saudita, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

O rei agradeceu a Erdogan pela "resposta favorável à proposta saudita de criar um grupo conjunto para examinar o caso do desaparecimento do cidadão saudita Jamal Khashoggi".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório