Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Salvini ordena expulsão de refugiados de localidade italiana

Riace é considerada um modelo de integração de refugiados em Itália. Expulsão surge uma semana depois de detenção de presidente da câmara daquela localidade.

Salvini ordena expulsão de refugiados de localidade italiana
Notícias ao Minuto

21:30 - 14/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, ordenou que centenas de refugiados sejam retirados de Riace, uma pequena localidade na Calábria, elogiado um pouco por todo o mundo como um exemplo de integração.

A decisão do político de extrema-direita, que tem feito do combate à imigração uma das suas bandeiras, surge depois de o presidente da câmara de Riace, Domenico Lucano, conhecido pelas suas posições a favor dos refugiados, ter sido detido por suspeitos de favorecimento ilegalmente a imigrantes.

“Quem comete erros, paga-os. Não podemos tolerar irregularidades no uso de dinheiros públicos, mesmo que sejam uma desculpa para os gastar com os imigrantes”, escreveu Matteo Salvini no Twitter.

Riace recebeu a circular com a ordem de expulsão dos refugiados que encontraram porto seguro naquela localidade no sul de Itália. Nesse documento, citado pelo Guardian, denunciam-se “irregularidades nos fundos”, nomeadamente discrepâncias no sistema de receção de refugiados e o dinheiro gasto nos serviços de assistência.

O mesmo documento refere ainda que os migrantes “ultrapassram o tempo limite” para permanecerem no sistema de ajuda facultado aos refugiados, conhecido como Sprar, denunciando ainda a falta de higiene nos campos de refugiados.

Até ao momento ainda não se sabe para onde serão transferidos os refugiados com ordem de expulsão de Riace. Em prisão domiciliária, Domenico Lucano diz que o governo italiano “quer destruir-nos” e garante que vai tentar combater a decisão de Salvini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório