Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Primeira sondagem da segunda volta dá vitória a Bolsonaro

Na sondagem da Veja, candidato de extrema-direita surge com mais oito pontos percentuais do que o candidato do Partido dos Trabalhadores. Na da Datafolha, vantagem é maior e Bolsonaro tem mais 16 pontos percentuais.

Primeira sondagem da segunda volta dá vitória a Bolsonaro
Notícias ao Minuto

20:26 - 10/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

A primeira sondagem para a segunda volta das presidenciais brasileiras após o escrutínio do último domingo dão a vitória a Jair Bolsonaro.

De acordo com a sondagem do Instituto Ideia Big Data, em parceria com a revista Veja, o candidato de extrema-direita teria 54% das intenções de voto, ao passo que Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem 46%. 

Na primeira volta, recorde-se, Jair Bolsonaro teve 46% dos votos, ao passo que Fernando Haddad ficou pelos 29%. 

Na sondagem divulgada esta quarta-feira, em que foram ouvidos 2.036 eleitores, com uma margem de erro 2,67%, Bolsonaro tem 48% das intenções de voto, enquanto Haddad tem 41%. Os votos brancos ou nulos somam 7%, registando-se ainda 4% de indecisos. 

Horas depois da divulgação desta sondagem, foi revelado o estudo da Datafolha, que apresenta um cenário ainda mais favorável a Bolsonaro.

De acordo com esta sondagem, se as presidenciais fossem esta quarta-feira, o candidato de extrema-direita venceria com 58% dos votos, mais 16 pontos percentuais do que Haddad, que se ficaria pelos 42%. Bolsonaro só perderia para o candidato do PT no Nordeste.

Na sondagem da Datafolha, que excluiu os votos brancos, nulos ou indecisos, foram ouvidas 3.235 pessoas em 227 municípios. A margem de erro é de 2%.

O estudo revela ainda que Bolsonaro tem mais apoio entre os homens (57%) do que nas mulheres (42%). Já Fernando Haddad conta com 39% do apoio das mulheres e 33% do eleitorado masculino. 

Bolsonaro conta também com o apoio da população mais rica (62%) e com mais habilitações literárias (58% com ensino superior). Por seu lado, Haddad reúne o 44% do eleitorado com o ensino básico e o mesmo índice entre os pobres. De realçar que Bolsonaro conta com 60% do voto evangélico. 

A segunda volta das presidenciais brasileiras está marcada para o próximo dia 28 de outubro. 

[Notícia atualizada às 23h21 com a sondagem da Datafolha]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório