Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

FBI afasta alegados abusos sexuais contra o juiz Kavanaugh

O relatório do FBI era aguardado com muita expectativa e eis que nele são afastadas as alegações de abuso sexual contra o juiz Brett Kavanaugh, o escolhido pelo presidente norte-americano para o Supremo Tribunal.

FBI afasta alegados abusos sexuais contra o juiz Kavanaugh
Notícias ao Minuto

06:28 - 04/10/18 por Ana Lemos 

Mundo EUA

Na passada sexta-feira, dia 28, o presidente Donald Trump anunciava, no Twitter, que tinha ordenado ao FBI "uma investigação complementar para atualizar o dossiê do juiz Kavanaugh. Como pediu o Senado, esta atualização deverá estar limitada [às acusações de conduta sexual imprópria] e ser finalizada em menos de uma semana".

E assim foi. Esta sexta-feira, o FBI divulgou o resultado da investigação, concluindo que não existem provas das alegações de má conduta sexual contra o juiz Brett Kavanaugh.

A informação está a ser avançada pelo Wall Street Journal na rede social Twitter.

Desde que a professora Christine Blasey Ford veio a público acusar o juiz conservador de agressão sexual em 1982, que Brett Kavanaugh clamou inocência e assegurou que não desistia da candidatura ao Supremo Tribunal. "Ninguém me fará retirar do processo", disse o candidato de Trump ao Supremo aquando da audição na Comissão Judicial do Senado, que antes tinha ouvido o testemunho de Christine Blasey Ford.

Kavanaugh, que se engasgou e esteve por várias vezes à beira das lágrimas durante a audição, "negou categoricamente" todas as acusações de Christine, garantindo que nunca fez as coisas de que é acusado à professora, nem a nenhuma outra mulher.

Christine Blasey Ford, a primeira mulher que acusou publicamente Kavanaugh de abusos sexuais, afirmou que decidiu testemunhar agora porque acreditava que tinha esse "dever cívico". "Não estou aqui hoje porque quero, estou aterrorizada. Estou aqui porque sinto que é o meu dever cívico contar-vos o que aconteceu comigo quando Brett Kavanaugh e eu frequentávamos o secundário", declarou.

Brett Kavanaugh estava acusado de tentar violá-la durante uma festa em 1982, quando ambos frequentavam o ensino secundário.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório