Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Deputados eslovenos aprovam coligação governamental de cinco partidos

O parlamento da Eslovénia aprovou hoje o novo governo do primeiro-ministro, o populista Marjan Sarec, 40 anos, composto por uma heterogénea aliança de cinco partidos de centro-esquerda e que vai governar em minoria.

Deputados eslovenos aprovam coligação governamental de cinco partidos
Notícias ao Minuto

19:16 - 13/09/18 por Lusa

Mundo Eslovénia

Após quase nove horas de debate, o executivo que surgiu na sequência das legislativas de 03 de junho obteve o apoio de 45 deputados num hemiciclo com 90 lugares, que superaram os 34 votos contra durante um escrutínio secreto.

A nova coligação no poder inclui a lista de Marjan Sarec (LMS, centrista), os sociais-democratas (SD), o Partido Moderno do Centro (SMC) do ex-primeiro-ministro Miro Cerar, o Partido de Alenka Bratusek (SAB) e o Partido dos Reformados (DeSUS).

O novo governo também vai garantir o apoio parlamentar o partido A Esquerda, que elegeu nove deputados e decisivo para garantir a sobrevivência desta coligação no poder.

O antigo primeiro-ministro conservador Janez Jansa, que venceu por maioria relativa as legislativas de junho com 25% dos votos (elegendo 25 deputados), desistiu de formar um novo executivo em meados de julho, ao garantir apenas 32 lugares com o seu único aliado, o pequeno partido de centro-direita Nova Eslovénia.

À semelhança de Sarec, os restantes partidos excluíram qualquer cooperação com Jansa, um dirigente que tem vindo a radicalizar o seu discurso e protagonizou uma aproximação ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.

A Eslovénia, uma ex-república da Jugoslávia que declarou a independência em 25 de junho de 1991 em simultâneo com a Croácia, é a terra natal de Melania Trump, a "primeira dama" dos Estados Unidos.

O pequeno país de dois milhões de habitantes faz fronteira com a Áustria, Croácia, Hungria, Itália, e possui uma pequena faixa costeira no mar Adriático. Aderiu à NATO e União Europeia em 2004, e desde 2007 decidiu adotar o euro como moeda oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório