Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cúmplice em rapto de Elizabeth Smart libertada da prisão antes de tempo

Elizabeth Smart foi raptada em 2002 e mantida em cativeiro durante nove meses.

Cúmplice em rapto de Elizabeth Smart libertada da prisão antes de tempo
Notícias ao Minuto

10:03 - 12/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

O caso remonta a 2002, ao rapto de  Elizabeth Smart, uma adolescente que foi levada por um homem de dentro do seu quarto sob ameaça. Agora, a mulher que foi condenada por cumplicidade no rapto vai ser libertada da prisão cinco anos antes do esperado, uma decisão apelidada pela vítima como sendo "incompreensível".

Wanda Barzee, de 72 anos, vai ser libertada a 19 de setembro deste ano depois de os responsáveis pela garantia de liberdade condicional terem determinado que o cálculo da sua pena tinha sido mal feito logo à partida. A mulher declarou-se culpada pelo rapto de Elizabeth e de ter ajudado a mantê-la em cativeiro durante nove meses, antes de a, na altura, adolescente ter sido encontrada e resgatada.

Elizabeth, agora com 30 anos, refere estar "surpreendida e desapontada" por saber que Wanda vai ser libertada para a semana. 

"É incompreensível como é que alguém que não cooperou com as avaliações mentais e com as avaliações de risco, alguém que não apareceu para a audiência de liberdade condicional, pode ser libertada na nossa comunidade", escreveu em comunicado citado pela Associated Press.

Inicialmente a libertação de Wanda estava prevista para janeiro de 2024.

O rapto de Elizabeth de dentro de sua casa, sob ameaça de arma branca, espoletou na altura medo por todo o país. A adolescente acabou por ser encontrada enquanto andava na rua com o raptor, Brian David Mitchell, e Wanda. Brian cumpre uma pena de prisão perpétua, após ter sido condenado por raptar e violar Elizabeth.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório