Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Marrocos pede justiça para jovem violada e torturada durante dois meses

Khadija Okkarou foi raptada, violada e torturada durante dois meses. Sociedade marroquina mobiliza-se para exigir justiça.

Marrocos pede justiça para jovem violada e torturada durante dois meses
Notícias ao Minuto

20:31 - 27/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Khadija Okkarou

O testemunho de uma jovem marroquina de 17 anos, que afirma ter sido sequestrada, violada e torturada por um grupo de homens durante quase dois meses, está a gerar grande mobilização na sociedade marroquina, em particular nas redes sociais, exigindo-se medidas concretas às autoridades para acabar com os casos de violação no país. O povo marroquino pede a intervenção do rei Mohammed VI neste caso. 

O relato de Khadija Okkarou tornou-se viral na semana passada, depois de a jovem de 17 anos ter revelado que, durante dois meses, foi violada por mais de dez homens, que ainda marcaram o seu corpo com queimaduras de cigarros e tatuagens, incluindo símbolos nazis (como poder ver pela imagem). 

“Um rapaz violou-me primeiro. Depois, os restantes, um a um. A minha vida está destroçada, não posso sair à rua, sinto-me totalmente ultrajada”, disse a jovem, citada pelo El País.

De acordo com a AFP, até ao momento foram detidas 12 pessoas por envolvimento neste caso. As informações sobre os detidos ainda são escassas. Sabe-se apenas que o julgamento deverá começar em setembro.

A jovem Khadija Okkarou tornou-se símbolo da denúncia contra os inúmeros casos de violações em Marrocos. Só em 2017, dados do El País, os tribunais marroquinos receberam 1.600 casos, o dobro dos registados no ano anterior.

As campanhas de solidariedade têm aumentado nas rede sociais. Uma das mais emblemáticas é a caricatura de uma mulher a chorar, praticamente nua, com um símbolo de SOS a tapar os olhos. “Khadija podia ser eu, Khadia podias ser tu”, denunciam várias mulheres no Twitter, que partilham a caricatura com a hasthag #todassomosKhadija ou #justiçaparaKhadija. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório