Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Arcebispo diz que Papa deve "dar o exemplo" e "resignar" ao cargo

O Sumo Pontífice está agora debaixo de fogo depois de ter rebentado mais um escândalo relacionado com abusos sexuais cometidos por elementos do clero.

Arcebispo diz que Papa deve "dar o exemplo" e "resignar" ao cargo
Notícias ao Minuto

12:49 - 26/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Vaticano

O Papa Francisco está na Irlanda, numa visita de dois dias, para participar no Encontro Mundial das Famílias. Perante milhares de fiéis, o Sumo Pontífice disse sentir “vergonha” pelo "fracasso das autoridades eclesiásticas" em colocar um ponto final nos crimes sexuais cometidos pelos homens de Deus.

Do outro lado do Oceano Atlântico chegam críticas ferozes a Francisco por parte do arcebispo Carlo Maria Vigano que, numa carta de 11 páginas enviada à comunicação social, acusa o Chefe da Igreja Católica de saber, há cinco anos, que o cardeal McCarrick era um predador sexual.

Segundo a missiva, em 2013 Francisco perguntou a Vigano “como é o cardeal McCarrick”. Sem papas na língua, o arcebispo terá respondido que o cardeal "corrompeu gerações de seminaristas e sacerdotes”.

Face ao exposto, Carlo Vigano, de 77 anos, defende que o Papa deve resignar para dar o “exemplo”.

“Ele deve reconhecer os seus erros e, de acordo com o princípio de tolerância zero, deve ser o primeiro a dar o exemplo aos cardeais e bispos que encobriram os abusos de McCarrick e a resignar tal como todos eles”, escreveu Vigano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório