Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Migrantes impedidos de desembarcar em Itália iniciam greve de fome

Itália mantém 'braço de ferro' com Bruxelas. No entretanto, há migrantes que esperam e desesperam. Matteo Salvini não se compadece.

Migrantes impedidos de desembarcar em Itália iniciam greve de fome
Notícias ao Minuto

23:15 - 24/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Navio Diciotti

Os 150 migrantes a bordo do navio Diciotti iniciaram uma greve de fome para tentarem por fim à espera sem fim à vista a que têm estado sujeitos.

Recorde-se que o navio Diciotti tem estado parado em Catania sem poder desembarcar. Havia inicialmente 177 migrantes a bordo mas 27 adolescentes tiveram autorização para desembarcar na passada quarta-feira. Ainda antes deste desembarque, já 13 crianças tinham sido retiradas pela guarda costeira. A restante população a bordo da embarcação continua à espera enquanto Itália mantém pressão sobre Bruxelas.

Hoje mesmo, o vice-primeiro-ministro italiano, Luigi di Maio, exigiu que a União Europeia dê hoje uma solução para a distribuição dos migrantes do navio Diciotti. Se Bruxelas não apresentar uma solução, a Itália ameaça cortar a sua contribuição para o orçamento europeu. Itália é o terceiro país que mais contribui para o Orçamento comunitário, surgindo atrás apenas da França e Alemanha.

O novo governo italiano tem levado a cabo políticas que visam impedir a chegada de migrantes sem documentos ao país, nomeadamente bloqueando a chegada de barcos que navegam as águas do mar Mediterrâneo.

Matteo Salvini, o ministro do Interior e a figura mais ativa do novo executivo italiano para as questões das migrações, reagiu no Twitter à greve de fome escrevendo que os migrantes podem "fazer o que entenderem". Há cinco milhões de pobres em Itália, entre eles 1,2 milhões de menores, quem fazem "greve de fome" de forma involuntária, "todos os dias", sem receberem a mesma atenção, acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório