Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia rejeita novas informações sobre ataques de hackers russos nos EUA

A Presidência russa rejeitou hoje informações publicadas nos Estados Unidos sobre novos ataques de piratas informáticos russos a páginas Internet de grupos políticos norte-americanos.

Rússia rejeita novas informações sobre ataques de hackers russos nos EUA
Notícias ao Minuto

16:40 - 21/08/18 por Lusa

Mundo Kremlin

A Microsoft anunciou hoje que detetou novos ataques a páginas do Senado e de 'think tanks'(grupos de análise política) dos Estados Unidos, com vista às eleições intercalares de novembro próximo.

A empresa disse que um grupo de 'hackers' com ligações ao governo da Rússia criou domínios Internet falsos para fazer crer aos internautas que estavam a aceder aos 'sites' verdadeiros das organizações e entrar nos seus computadores para lhes roubar dados, nomeadamente palavras-passe.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, negou as alegações, considerando que a informação da Microsoft não é adequadamente pormenorizada e que não era claro "quem são os 'hackers' em causa" ou como podiam distorcer o sistema eleitoral norte-americano.

"Não entendemos em que se baseiam essas acusações, que são bastante graves, e como podem ser feitas sem apresentar provas", disse Peskov à imprensa russa.

A Microsoft designa o grupo de 'hackers' russo 'Strontium', mas outras entidades chamam-lhe 'Fancy Bear' ou 'APT28'.

Uma acusação formulada pelo procurador especial Robert Mueller afirma que o grupo está ligado à principal agência de informações russa, GRU, e aos crimes informáticos contra o Comité Nacional Democrata e a campanha Clinton nas presidenciais de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório