Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Há quem reutilize preservativos. Autoridades explicam os riscos

Não pode reutilizar preservativos e também não pode usar mais do que um de cada vez. Sabia?

Há quem reutilize preservativos. Autoridades explicam os riscos
Notícias ao Minuto

14:51 - 05/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

As autoridades de saúde norte-americanas recorreram às redes sociais para avisar a população que os preservativos são para ser usados apenas uma vez. De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC, na sigla original), há quem lave e reutilize os preservativos.

"Avisamos porque sabemos que as pessoas o fazem. Não lavem ou reutilizem preservativos! Abram um novo para cada ato sexual", explica o regulador, num tuíte publicado no final do mês de julho.

Uma epidemiologista da divisão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) do CDC, Elizabeth Torrone, explica agora à CNN porque é que a reutilização é desaconselhada.

"Os preservativos previnem a transmissão da maior parte das DTS's e diminuem, provavelmente, o seu risco, mas um preservativo só é eficaz se utilizado eficazmente", indicou.

"O uso incorreto, como a sua reutilização, ou a utilização de mais do que um de uma vez, diminui o efeito protetor dos preservativos, podendo fazer com que se rasguem, escorregam ou vertam", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório