Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo da Nicarágua anuncia mais uma vítima de protestos

O Governo da Nicarágua informou hoje que mais uma pessoa morreu na sequência dos protestos contra o executivo do Presidente Daniel Ortega, que começaram a 18 de abril passado, noticiou a agência Efe.

Governo da Nicarágua anuncia mais uma vítima de protestos
Notícias ao Minuto

22:49 - 31/07/18 por Lusa

Mundo Contestação

A notícia foi comunicada de forma oficial pela vice-Presidente e primeira-dama da Nicarágua, Rosario Murillo, que identificou a vítima como sendo Dariel Steven Gutiérrez Ríos, neto de uma antiga vice-presidente do município de Jalapa (norte do país).

"Vinha para Manágua quando foi agredido no bloqueio de estrada na Trinidad", um município da região de Estelí, disse Murillo, sem precisar a data do ataque.

A vice-Presidente e primeira-dama acrescentou que Ríos "esteve em coma todo este tempo, devido a um tiro na cabeça" sofrido nesse ataque.

De acordo com a versão do Governo, um "grupo de terroristas" atacou uma caravana de veículos da Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN), na qual Ríos viajava.

O executivo enviou a sua solidariedade à família da vítima e prometeu Justiça para o caso.

Desde 18 de abril passado que a Nicarágua é palco de manifestações e confrontos violentos que, segundo Associação Nicaraguense pelos Direitos Humanos, já causou 448 mortos e 2.800 feridos.

Já a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que culpou o Governo de Nicarágua por "assassinatos, execuções extrajudiciais, maus-tratos, possíveis torturas e detenções arbitrárias cometidas contra a população, em espécie os jovens" durante a crise, referiu que tem registo de pelo menos 295 pessoas mortas nos protestos.

Os manifestantes acusam o Presidente Daniel Ortega e a mulher e vice-Presidente, Rosario Murillo, de abuso de poder e de corrupção.

Daniel Ortega está no poder desde 2007, após um primeiro mandato de 1979 a 1990.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório