Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Presidente chinês diz que continente africano "promete um futuro radioso"

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou hoje, durante uma visita de Estado ao Senegal para assinar dez acordos de cooperação, que o continente africano "promete um futuro radioso" pelo "grande dinamismo" que demonstra.

Presidente chinês diz que continente africano "promete um futuro radioso"
Notícias ao Minuto

23:51 - 21/07/18 por Lusa

Mundo Xi Jinping

Depois de ter chegado a Dacar, o Presidente chinês assinou com o seu homólogo senegalês, Macky Sall, novos acordos para reforçar os laços económicos, no âmbito da visita de Xi Jinping, a primeira deste nível desde há uma década.

"Cada vez que visito África consigo avaliar o grande dinamismo deste continente, que promete um futuro radioso", comentou o presidente chinês, afirmando-se "plenamente confiante no futuro da cooperação sino-africana".

Os dois dirigentes assinaram dez acordos nos domínios da justiça, da cooperação económica e técnica, infraestruturas, valorização do capital humano e aviação civil.

Os dois chefes de Estado falaram sobre "a cooperação bilateral, as relações sino-africanas e a atualidade internacional", declarou, na altura, o presidente Macky Sall, comentando que a China "é uma das grandes economias da era moderna", cujo percurso do povo prova que "o subdesenvolvimento não é uma fatalidade e que a batalha pelo progresso se ganha, em primeiro lugar, pelo espírito combativo".

A China é o segundo parceiro comercial do Senegal, a seguir à França, fornecendo àquele país africano materiais de construção e aparelhos de receção de som e imagem, ascendendo a 559 milhões de euros, enquanto as exportações do país africano para a China atingiram mais de 115 milhões de euros em 2017, sobretudo em minerais e amendoins.

Inúmeras infraestruturas no Senegal foram construídas pela China, nomeadamente estádios, autoestradas, um hospital, um teatro nacional e um museu das civilizações negras.

Trata-se da quarta visita do chefe de Estado da República Popular da China a África e irá passar por vários países, como o Ruanda e a África do Sul - país que organiza a 10.ª Cimeira BRICS - que reúne um grupo de potências emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) -, e ilhas Maurícias.

Num texto assinado por Xi Jinping e publicado na sexta-feira no jornal senegalês Le Soleil, o Presidente chinês recorda que a China é o segundo maior parceiro comercial do Senegal, tendo as trocas comerciais crescido 16 vezes nos últimos dez anos.

Xi Jinping assinala que a China é a maior fonte de financiamento e enumera alguns projetos lançados com fundos chineses, como a ponte de Foundiougne e a autoestrada que liga as cidades de Thies e Touba, que vão permitir ao Senegal "aumentar fortemente o crescimento económico" do país.

"Para que haja desenvolvimento e prosperidade entre todos, temos de nos juntar e criar uma relação China-África ainda mais forte e de olhos postos no futuro", apelou o Presidente chinês no texto.

A 10.ª Cimeira BRICS terá como tema a "Colaboração para o Crescimento Inclusivo e Prosperidade Partilhada na 4.ª Revolução Industrial" e decorrerá entre os dias 25 e 27 de julho, em Joanesburgo.

Nos últimos anos, a China realizou vários investimentos em África, incluindo uma base naval na costa do Djibuti que custou cerca de 590 milhões de dólares (cerca de 503 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório