Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia filipina dispersou manifestantes junto à embaixada dos EUA

A polícia de intervenção das Filipinas dispersou hoje mais de uma centena de manifestantes que estavam em protesto em frente à embaixada dos Estados Unidos em Manila, um confronto do qual resultou uma dezena de ativistas feridos.

Polícia filipina dispersou manifestantes junto à embaixada dos EUA
Notícias ao Minuto

18:17 - 21/07/18 por Lusa

Mundo Manila

De acordo com a Associeted Press, a polícia filipina recorreu a escudos e mangueiras para fazer dispersar o grupo de manifestantes, composto por agricultores e trabalhadores de um grupo de esquerda, que esteve em protesto durante cerca de uma hora junto à embaixada norte-americana para protestar contra a alegada intromissão dos Estados Unidos nas Filipinas.

A centena de ativistas começou o protesto em frente ao consulado chinês, caminhando depois, mais de cinco quilómetros, para a embaixada dos Estados Unidos, rodeada de elevadas medidas de segurança,

No final do protesto, os ativistas queimaram cartazes onde estavam as bandeiras dos Estados Unidos e da China e estavam a sair do local quando foram intercetados pela polícia filipina, que insistia para que eles usassem uma estrada secundária.

A polícia recorreu assim a uma mangueira de água e aos seus escudos para afastar os ativistas, tendo pelo menos 13 deles, de acordo com informação do grupo, sido transportados para o hospital.

Não há registo que tenha havido detenções.

Depois da dispersão, o protesto seguiu para o palácio presidencial de Manila e avançou que planeiam juntar-se, na segunda-feira, a uma manifestação aquando do discurso anual do presidente Rodrigo Duterte, no Estado da Nação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório